sexta-feira, 18 de junho de 2010

morreu josé saramago

há coisas que me ultrapassam. enquanto josé saramago foi vivo não havia vivalma que gostasse do que ele escrevia. ah e tal porque não faz pontuação. ah e tal porque é difícil. ah e tal porque é para eruditos. então expliquem-me lá porque é que de repente meio mundo (ou se calhar um bocadinho mais, pelo que já pude constatar) fica espantado com a morte do prémio nobel? e desata a falar dele como se fosse o herói da pátria, quando antes até desdenhavam?
eu, que por acaso gostava muito dele, que não era fã confessa de todos os livros mas apenas de alguns, que acho que era preciso ser um génio para escrever da forma absolutamente brilhante como ele o fazia, não fiquei nada espantada: tinha 87 anos e estava muito doente. chama-se: lei natural da vida. e ainda bem que teve em vida o reconhecimento que infelizmente muitos escritores só têm depois de terem sete palminhos de terra em cima.
só o vi 'ao vivo e a cores' uma vez. estava a jantar ao lado do teatro são luis e não quis acreditar quando o R. me disse 'tens o saramago sentado numa mesa atrás de ti'. achei que me estava a gozar e nem me virei. dei de caras com o escritor quando saímos do restaurante e ainda hoje me arrependo de não lhe ter pedido um autógrafo. de repente senti-me assim muito pequenina de estar ali ao lado de um senhor que é um Senhor, com 's' grande. mas pronto, isto sou eu, que até não embirrava com a falta de pontuação.
portanto, ou estou a ver o mundo ao contrário ou não me percebo mesmo. mas não me expliquem hoje, deixem para amanhã, que hoje não estou para amar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

fatias