quarta-feira, 7 de julho de 2010

o amor dos outros

O que é amar? Para mim sei o que é. Ou melhor, sei também o que não é. É fácil olhar à volta, até mesmo para pessoas bem próximas, e pensar: mas tu achas que isso é amor? Olha lá bem. Pensa com cabeça. A fazer coisas dessas achas que o outro te ama? Nem pensar, porque se amasse, blablabla.

Mas depois é preciso parar para pensar: quem nos diz a nós que as nossas concepções e entendimentos de sentimentos têm de ser universais? Não têm. Por muito que nos custe, que sejam um bom alicerce de opiniões e juízos feitos, a verdade é que aquilo que é importante ou valorizado por uma pessoa pode não o ser por outra. Mesmo que essa outra pessoa seja parecida connosco em muitos outros aspectos. E isto nem sempre é fácil de assimilar.

Para mim o amor pode ser muitas coisas, many splendind things, mas tem de inlcuir obrigatoriamente respeito e confiança. Caso contrário é uma misturada de sentimentos psicóticos que têm mais a ver com fragilidades internas do que propriamente com o gostar do outro. Mas isto é apenas a minha opinião, que não precisa de ser válida para mais ninguém a não ser para mim - ou para a pessoa que estiver comigo.

Estou a aprender que há pessoas que me são muito próximas que amam de formas bem diferentes da minha. Não sei se algum dia as vou entender, mas pelo menos já aprendi a não as julgar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

fatias