quinta-feira, 3 de novembro de 2011

querem a minha opinião? aí vai


Raramente - ou quase nunca - me pronuncio sobre factos da actualidade, não porque não me interesse, mas porque, como jornalista de economia acho que a minha função é relatar factos e não dar a minha opinião a torto e a direito, como qualquer cidadão comum (que obviamente também sou!), mas que ao mesmo tempo não sou, pois tenho consciência de que o que digo chega a muito mais pessoas e é percepcionado às vezes quase como uma verdade absoluta. Mas há limites. E por isso - e como o blog é meu! - resolvi que hoje vinha para aqui desabafar o que me anda a deixar a mim - e certamente a milhões de outras pessoas por essa Europa fora - de nervos em franja. Assim sendo...

Aos gregos uma expressão: puta que os pariu pah! Isso mesmo: pu-ta-que-os-pa-riu! Mas que merda é esta agora de quererem referendar se querem o perdão de 50% da dívida?! Oh fofos, vocês estão a ser intervencionados, o país está à beira do colapso, vocês gozam com a malta que vos empresta dinheiro, não cumprem o que se comprometem... e agora querem o quê?! Sim senhor, que o direito à escolha e a voz ao povo e o raio que o parta é um dos pilares da democracia; sim senhor que vir a Sra. Merkel e o papá Sarkozy imporem-vos coisas é chato para caraças.... mas quando se trata do dinheiro dos contribuintes europeus, vocês vão referendar o diabo é o que vão referendar. Por isso vamos ver se nos entendemos, que isto é triste para caraças ver a banca e tudo o mais a cair tipo dominó: ou é como vos impuseram (sim, leram bem, impuseram, porque a esta altura, com tanta asneira feita, os gregos já não têm direito a reclamar, e que se lixe a democracia que isto na Europa é tudo uma grande farsa) ou rua do euro para fora. E depois acarretem com as consequências. Não há mais paciência para tanta tragédia. Safa.

À Sra. Merkel: pois que sabemos que os alemães - que já estiveram em duas guerras, ficaram totalmente destruídos e voltaram a reerguer-se como são - estão cansados de pagar os erros dos outros. Mas a Sra. também devia saber que, quando se entra para uma equipa - neste caso o euro - entra-se quando a equipa ganha e quando a equipa perde. E, se neste momento a equipa está a perder, também foi por quota parte de uma Alemanha que cresceu economicamente à conta dos excedentes para os periféricos. Deixe lá de ser tão cara feia e faça o que tem de ser feito. Não pense tanto nas futuras eleições internas - que para si estão perdidas de qualquer forma -, dê três berros e não finja só que é uma mulher forte... que afinal empata e engonha, empata e engonha.

Ao papá Sarkozy, largue lá tanto telefonema para a Alemanha, dedique-se a mudar fraldas. Ou dá um berro à alemã ou não dá. Assim no vai não vai é que não ficamos. Ah não pode berrar porque o rating da dívida do seu país... ups... ah pois... fraldas, lá está, dedique-se às fraldas.

Como disse ontem uma pessoa que eu prezo muito: temos políticos a mais e estadistas a menos. Essa é que é essa. E isto só lá vai com um Plano Marshal, acreditem.

De Portugal não falo, por agora, senão ficava aqui até amanhã. Mais valia pôr uma placa 'Fechado para obras'. Não defendo o Governo, mas aos portugueses digo: andou tudo maluco, desde 1974, a armar ao fino e ao rico, agora há que voltar à realidade. É triste, mas é a nossa realidade. E mais: esqueçam essa merda do Estado providência, cresçam e aprendam a ser independentes sem quererem que tudo seja gratuito.

E agora podem apedrejar-me que eu estou nem aí. Vou ler o blog do meu amigo do Lichenstein... sim, eu descobri que tenho um amigo - QUE ADORO e de quem morro de saudades! - do Lichenstein, que vai na volta ainda é realeza. Sangue azul já ele tem, graças a Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

fatias